sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Higiene e objetos

Ter um cachorro como membro da família, provavelmente seja quase que como ter um filho (logicamente, medidas as proporções). Há o carinho, preocupação com os ensinamentos, seu bem estar, entre outros sentimentos que pais vivem. São momentos maravilhosos vividos diariamente, porém não dá pra esquecer que em toda e qualquer relação há os problemas. E com o nosso garotão não é diferente.
Abaixo listamos alguns pontos que quem deseja ter um cachorro em apartamento deve levar em consideração:
  • Limpeza: Talvez esse seja o ponto mais complicado, pois quando falamos de um espaço mais limitado que o contato com a natureza, temos que entender que um cachorro não tem os mesmos hábitos que um ser humano. Exemplos: você chega em casa no final do dia, cansado do trabalho, já sabe que uma das primeiras coisas a fazer é limpar as necessidades do garotão. E tenham em mente, que em determinados momentos poderá acontecer de o cidadãozinho ir lá e fazer algo indesejado no meio da sala, poucos minutos de você ter deixado aquilo brilhando. Não é rotina, mas isso já aconteceu algumas raras vezes. Dica: ficar sempre atento quando ele está cheirando e rodeando um lugar no chão.
  • Condomínio: Até o momento, não tivemos nenhum problema com qualquer vizinho do prédio, mas temos que concordar que em uma casa com cachorro, por mais higiênicos que sejam os donos, sempre haverá um cheiro do animal. Pra quem fica o dia fora, deverá saber que as necessidades ficarão o dia cheirando em casa. Dicas: procurar fazer com que o cão faça as necessidades em local mais arejado, como em uma área de serviço, e também usar os sprays automáticos para eliminação de odores.
  • Pelos: A raça Golden se destaca, entre as várias virtudes, pela beleza de sua pelagem, só que naturalmente eles perdem MUITO pelo. Dizem que no verão é o pior, mas como estamos tendo a experiência apenas nesta estação não sabemos o quanto diminui em épocas mais frias. Dica: comprar um aspirador portátil, pois com ele, em poucos minutos o problema está resolvido.
  • Comida: Siga corretamente as orientações sobre a quantidade correta para o seu cão, mas mesmo assim, o guloso irá sempre ficar de olho na sua comida. Mesmo que seja num momento minutos depois de ele ter se alimentado. Dica: trate-o apenas com a ração. E isso é uma dica que todos veterinário nos deram, pois a ração ideal para Golden já traz todos os nutrientes necessários.
  • Organização: Outra característica da raça é a vontade constante de querer brincar e pegar tudo. Isso é contagiante em muitos momentos, porém, pode acontecer de você querer ficar sentado no sofá, apenas vendo um filme quieto e não irá conseguir, pois a "mala" vai querer chamar a sua atenção. Outros objetos de desejo deles são os calçados, ainda mais se você fizer a besteira de ir atrás. Com certeza saberão que ganharão nossa atenção. Fios também são uma atração a parte, o que fez com que retirassemos parte do home-theater da sala. Dica: Mantenha o máximo possível dos objetos longe do alcance do seu animal e portas de ambientes com mais itens bem fechadas.
Sobre o tema que falamos agora a pouco (portas fechadas), cabe até uma foto de um pequeno descuido nosso, onde a figurinha fez diversas tripulias achando que estava na Disney:

No nosso caso, todas essas incomodações tem servido de ensinamento para aperfeiçoarmos a melhor forma de convívio com o nosso Golden. Mas o que dá a certeza do amor e da escolha correta que fizemos é chegar em casa e antes mesmo de ver suas "artes", olhar aquele rostinho lindo contente pela sua chegada, uma bela lambida e a companhia em todos os momentos e lugares:

7 comentários:

  1. Realmente... qualquer descuido é suficiente para que eles aprontem. Beijão pro Spike.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com meu golden há mais ou menos 2 meses (ele hj tá com 3 meses e meio). Pra mim a parte mais difícil é a limpeza. Na verdade, apesar de amá-lo muito, tenho me incomodado com o cheiro de cachorro que tá no meu apartamento. Acho que isso ocorre por causa das necessidades que ele faz no jornal, apesar de passear 3 vezes ao dia (ele não faz lá fora de jeito nenhum)e pq ele se molha muito na aguinha dele.
    Acontece isso com vc tb? O que vc faz?
    Lindo o sei spike!!!

    ResponderExcluir
  3. Jo, parabéns pela escolha. Nós tínhamos muitas dúvidas sobre que raça pegar, mas cada dia que passa temos mais certeza do acerto.
    Conosco não foi muito diferente não. Também não dá pra dizer que está 100%, pois cheiro de cachorro, sempre ficará, por mais caprichosos que sejam os donos.
    Hoje sabemos que criar um cachorro em um apartamento não é nem de perto a mesma coisa que numa casa. Exige muito mais dedicação.
    Nós tivemos MUITO trabalho neste aspecto, e pra piorar a situação, o Spike pegou um princípio de broncopneumonia no início e tivemos que recomeçar todas as vacinas, o que fez com que ele fosse começar a sair de casa só aos 4 meses e meio, e nessas últimas semanas notamos que ele está MUITO melhor.
    Te daríamos a dica de comprar aquele spray automático que realmente elimina os odores do ambiente. Porém, pra realmente funcionar, o cachorro precisa fazer as necessidades em uma área que tenha ventilação (tipo área de serviços) e o cocô dele não pode ficar muito tempo dentro de casa.
    Desde semana passada pra cá, conseguimos entender o reloginho do Spike, e agora damos a comida pela manhã ao acordar, e logo depois saimos pra passear com ele. A noite a mesma coisa.
    Está funcionando 100%.
    Relaxe, também estávamos na mesma situação, mas cada semana eles vão ficando mais inteligentes e nos compreendendo.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas...
    Sou muito feliz tb com a minha escolha. Ele é muito carinhoso, dengoso e um companheirão!
    Tenho usado água sanitária pra passar pano e desodorantes de ar, além de, se estiver em casa, trocar o jornal assim que ele faz o xixi.
    Tenho descido com ele assim que acordamos, pois era a pior hora, pois ele faz mais coco, e a casa ficava muito fedorenta. Agora ele tá aprendendo e quase me chama todas as manhãs, mas desde ontem que percebo que ele tá deixando só pra fazer coco fora (3x). Tá virando grandinho. rsrsrs
    Qual o nome do spray automático? Encontra pra comprar em pets?
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Jo,
    Uma dica que para nós ajudou e muito foi quanto ao uso das bandejas para as necessidades. Compramos duas, engatamos uma a outra e temos utilizado fraldas higiênicas dentro delas. Acabou o problema de ele urinar no jornal, pisar e sair sujando a casa. QUando não saímos com ele, demos sorte de ele fazer o cocô sobre a bandeja ou no máximo ao lado, então é só recolher o cocô e trocar as fraldas a cada 2 dias.
    O spray que havíamos comentado é o Bom Ar - Air Fresh Matic, um que dá nas propagandas. O bom dele é que tem timer e da pra deixar na peça que ele fica durante o dia que ameniza muito o odor.
    Ah, e parabéns por ele te esperar para sair e fazer o cocô fora... o nosso não tem muita paciência não rsrssr.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Adoro as suas dicas!!
    O Logan hora espera hora não espera...
    Agora na páscoa ele ficou na casa de uma amiga e lá ele elegeu um local, no quintal, pra fazer as necessidades. Ela achou maravilhoso. Eu é que ainda não sei qual foi o resultado disso pra mim, aqui no apt. Hj, que ele voltou pra casa, so fez tudo lá fora. é bom pela limpeza da casa, mas ruim porque quando preciso sair, ele precisa fazer no jornal... Vou esperar pra ver como ele vai reagir... rsrsrs
    Ah, quanto a spray, eu sempre uso aqui em casa, mas acho que preciso de mais. rsrsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ola! Sou Nanda: Tenho dois goldens o Duque e o Prince,O Duque é muito agitado não sei mais o que fazer brinco passeio mas nada é suficiente quando saio na rua ele que me leva para passear mesmo com enforcador ele me puxa demais, rsrsrsr será que vc nao tem uma dica para mim, já pensei em da floral para ele pq nao sei mais o que fazer.
    Obrigada

    ResponderExcluir